quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Klose x Maradona

A intenção da pergunta não é exatamente ser capciosa, mas, já sendo, em quem você se inspiraria se tivesse oportunidade? Klose ou Maradona?

Explicação 1: dias atrás, o atacante polonês, naturalizado alemão, Miroslav Klose, que disputa o campeonato italiano de futebol pela Lazio, de Roma, fez um gol de mão e, em um ato de própria vontade, se entregou para o juiz e fez com que o gol fosse anulado. A ação gerou comentários positivos em todo o mundo, incluindo do presidente da Fifa.

Explicação 2: anos atrás, o meia argentino (quisera os brasileiros que ele tivesse se naturalizado tupiniquim) Diego Armando recebeu a alcunha de “Manos de Dios”, em referência ao gol de mão que ele anotou em jogo contra a Inglaterra pela Copa do Mundo de 1986, ocasião em que os hermanos acabaram beliscando o segundo título de sua história. O fato foi mais um dos vários marcos na carreira de Mara... dona...

E aí? Ser elogiado mundo afora por um ato de honestidade e se tornar exemplo até para crianças, como Miroslav chegou a ser referenciado e reverenciado, ou se tornar o símbolo de um time campeão e ter suas “manos” confundidas com as do Criador? Cheirar, fumar ou sorrir de soslaio? Eis a questão... como seríamos vistos pela história?

Não dá para não dizer que diariamente temos várias oportunidades que nos colocam entre Klose e Maradona, mas, sem “pieguisses”, lição de moral ou política correta, o que fazemos? Será que o grande detalhe é como fazemos? Ou para quem contamos? Ou ter a tal cabeça tranquila? Ou nada disso e vamos bater palma para o plebeu Obama quando der e para o nobre Osama no aniversário de sua morte. Ser polonês, alemão, argentino ou brasileiro?

Difícil comparar a grandiosidade futebolística de Klose com a de Maradona. Difícil comparar a grandiosidade não-futebolística de Maradona com a de Klose. O problema é que as crianças conhecem mais Diego a Miroslav. E que os pais querem que os filhos sigam a hombridade do europeu e o brilho talentoso do americano.

A quem contrario, me desculpe, mas eu voto em Klose...

Nenhum comentário:

Postar um comentário